segunda-feira, 5 de março de 2007


A gestação de uma criança é sobretudo um acontecimento de grande significado espiritual.

O Hatha Yoga trabalha a energia sutil da gestante em sua interação com o bebê, que participa ativa e fisiologicamente dos estímulos da mãe, quando esta experimenta as diferentes posições e aprende as técnicas respiratórias que irão facilitar o advento do parto.


O bebê em desenvolvimento percebe todas as intenções da mãe e se alegra quando esta se empenha em dar a ele melhores condições de desenvolvimento e sai em busca de minimizar os desconfortos para o instante do seu nascimento.

O Hatha Yoga é perfeitamente indicado para grávidas quando ministrado por um instrutor consciente e especializado. O mestre preparado irá auxiliar a mãe a atravessar as fases da gestação proporcionando a ela as bases para uma atitude interna de muita tranquilidade, profundo respeito por si mesma e pelo bebê, minimizando a ansiedade e incrementando a auto-estima e segurança de ambos.

Durante o trabalho de parto, a gestante preparada pode lançar mão dos recursos aprendidos nas sessões de Yoga Pré-Natal e praticar as técnicas adquiridas a fim de aliviar as dores e possíveis desconfortos, fazendo deste singelo momento uma passagem muito mais suave.

Ainda, e muito importante, o ambiente sereno das aulas de Hatha Yoga, o silêncio da meditação e a conexão espiritual que tudo isto propicia, incrementam a ligação mamãe-bebê fazendo com que a relação afetiva dos dois se estabeleça num forte clima de confiança e afeto, permitindo assim um desenvolvimento saudável e feliz a esta criança.

Profa. Laura S P Ferrari
é formada em Hatha Yoga

Clássico pelo Lonavla Institute
India- em convênio com a UniFMU
e Instituição Palas Athena - São Paulo
Membro do Conselho
Regional de Educação
Física - CREF - SP e certificada em
Yoga para Gestantes pelo Integral
Yoga Institute - de Nova York

Nenhum comentário: