terça-feira, 30 de julho de 2013

Parto Normal ou Cesárea?

Prezadas alunas gestantes, Sejam bem-vindas a este blog. Há anos atrás, me dediquei exclusivamente aos estudos de Yoga Pré-Natal para melhor receber minhas alunas grávidas, que apareciam me procurando. Acabei me formando especialista nesta modalidade, pelo Integral Yoga Institute de Nova York.

Lá neste curso, cujas professoras são renomadas especialistas escritoras de livros na área, recebemos todas as técnicas para tornar uma gestante apta ao parto normal, desde exercícios físicos preparatórios, diferentes tipos de respiração até suporte emocional e espiritual.

Sabe-se que o parto normal traz diversas vantagens e entre elas, o fato de sua recuperação ser bem mais fácil e rápida. Ainda assim, diversas grávidas optam pela cesariana por diversos motivos.

Não cabe a mim enquanto professora de yoga opinar ou sugestionar uma gestante quanto a este ou aquele tipo de parto. Entendo que esta é uma escolha a ser feita pela GESTANTE, EM COMUM ACORDO COM A EQUIPE MÉDICA QUE ELA ESCOLHEU.

O livre arbítrio é um dos maiores tesouros concedidos ao ser humano. O poder de decisão e a capacidade de escolha envolvem múltiplos fatores e merecem ser respeitados. Há centenas de casos de partos normais bem-sucedidos em minha experiência como professora, e outros diversos, muito bem sucedidos em cesarianas pré-programadas, ou não.

Tenho em comum acordo com as mães que nossa aula de yoga tem como objetivo a meditação, o relaxamento, alongamento da musculatura, remoção do stress, preparação da coluna, e gerar momentos de prazer, conforto emocional, equilíbrio e apoio espiritual.

Em nossas sessões de yoga jamais entrarão discussões polêmicas sobre quaisquer tipos de parto devido às escolhas das alunas. Minha função é respeitar as escolhas e acolho com alegria quaisquer que sejam elas! Portanto, sejam bem-vindas às aulas e saibam que este é um campo absolutamente neutro, onde a sua vontade impera, e é com prazer e alegria que vou cuidar de você e restaurar o seu equilíbrio: durante a gestação e depois dela. Um abraço a todas as mamães que chegam.

Namastê! Laura Ferrari

Nenhum comentário: